sábado, 11 de maio de 2013

Chaos et Equilibrium



Descobri este vídeo pela altura em que eu e o MB acabámos... Adorei... Era exatamente assim que me sentia... Passei dias e dias a ouvi-lo repetidamente, deitada na cama sem vontade para o que quer quer seja, a não ser chorar e pensar que nunca mais queria dali sair... Pensava que nunca conseguiria encontrar alguém que quisesse ficar... Parecia que de uma forma ou de outra, todas as pessoas que deixava entrar na minha vida, pouco tempo depois só queriam partir... Primeiro culpei-o-o a ele, depois culpei-me a mim e com o tempo acabei por me aperceber que a culpa não era de nenhum... Simplesmente há coisas que por vezes não são para ser...

Foram dias muito difíceis, não conseguia ir trabalhar, não conseguia dormir, não conseguia comer, nunca pensei que o ser humano fosse capaz de derramar tanta lágrima, tantas horas seguidas....Perdi 10 Kg em menos de 2 meses e quando lá conseguia ir trabalhar ia sempre mais inchada que sei lá quê...Se me perguntavam que se passava, respondia que não se passava nada e se insistiam muito desatava num choro desmedido ali mesmo...Os que me conheciam bem e sabiam o que se estava a passar, preocupavam-se tanto a ponto de me chegarem a dizer que por várias vezes estiveram para me entrar á força em casa para saber se ainda estava por este mundo...

Já passei por alturas muito complicadas e sempre me considerei uma mulher forte e capaz de lidar com tudo sozinha, sem nunca fraquejar... Mas a verdade é que deixei-me vencer... Fui à parte mais negra de mim própria... e estive lá muito tempo...

Com o tempo acabei por sair da cama, e tentei que a vida continuasse... Um dia acordei e decidi que não me ia deixar vencer, sem dar luta... Que ia tentar recuperar a pessoa que um dia tinha sido... Orgulhava-me dela, apesar de não ser perfeita...

Aos poucos fui-me levantando... é um dia de cada vez, são uns dias melhores que outros... Mas são dias...

Uma das decisões que tomei era que tinha de dizer-lhe tudo o que sentia por ele... Sou muito calada e guardo tudo para mim, ás vezes parece que não consigo falar, embora muito queira que as palavras me saiam... Em muitas alturas me havia perguntado o que sentia por ele e a verdade é que nunca lhe disse... Talvez por medo de que se o dissesse ele fugisse de mim...


Um dia mandei-lhe este vídeo e adorou... disse-me que era isso que sentia, que não nos tinhamos conhecido na altura certa... Que eu era a mulher que sempre tinha desejado, mas que naquela altura não estava preparado para me dar aquilo que queria...


Afastamo-nos e os dias foram passando... E já por fim, sentia sempre uma mágoa imensa não por ter acabado, mas sim por nunca ter tido a coragem de lhe dizer tudo aquilo que queria... Tinha a sensação de que ia explodir se não transforma-se em palavras tudo aquilo que sentia... Sentia-me sufocar no meu próprio silêncio...

Ganhei coragem e pedi-lhe para falarmos... Disse-lhe tudo o que tinha guardado todo este tempo... A meio desatei num choro novamente... Detestei-me por isso, por lhe ter mostrado a parte mais fraca de mim... Mas aquela era eu...

Quando nos conhecêmos uma das coisas que me disse e que mais me marcou foi - " Confia em mim..." e " Cuida de mim..." Nunca ninguém me tinha dito aquelas palavras... E a verdade é que foram as mais bonitas que alguém algum dia me disse...

E antes de o deixar ir naquela noite disse-lhe que agora era eu que dizia que, confiasse em mim, e que cuidasse de mim, da forma que lhe fosse possível... Não o podia perder daquela forma... E se não o pudesse ter da forma que gostaria, pelo menos como amigo gostaria de o ter... Pela pessoa que ele é, pelo coração que sei que ele tem... Pela pessoa que ele me torna, pela forma como me faz rir, mesmo quando estou em baixo, pela forma como me vê, mesmo quando mais ninguém vê, nem mesmo eu própria...

Depois da nossa conversa, foi a casa por uns dias e agora quando voltou, parece outra pessoa... Parece a pessoa que eu conheci no início... Carinhoso, faz-me surpresas como as que fez esta semana, pergunta-me como foi o meu dia, vai visitar-me ao escritório... Quando está ao meu lado sorri com aquele sorriso pelo qual me apaixonei um dia... Ontem veio cá a casa ver um filme comigo ( adormeceu a meio, como de costume ), e só conseguia olhar para ele e sentir-me feliz por o ter ali... Voltei a vê-lo dormir após tanto tempo... Antes tinha o terrível hábito de o deixar adormecer primeiro e tentava ficar acordada o maximo possível para que aquele momento durasse um bocadinho mais... Pois se há coisa que a vida me ensinou bem cedo, foi que, nada dura para sempre e que pode acabar de um momento para o outro...

Foi embora ás duas e meia da manhã, despediu-se com dois bjnhs e quando chegou a casa ainda me mandou msg...

Não consigo perceber a súbita mudança, nem o porquê... A verdade é que gosto dela... Tento não alimentar esperanças sobre o que quer que seja e simplesmente aproveitar estes momentos...

Hoje sinto-me uma pessoa diferente... Uma D. composta por quem foi um dia e melhorada pela pessoa que ele me tornou... Sinto-me mais confiante em mim mesma, ando de cabeça direita, em vez de olhar para o chão, tento sorrir mais, rir mais, viver mais...
Apercebi-me de muita coisa que antes não entendia... Aprendi que sim, que era forte, e aprendi que uma das características de uma pessoa forte é precisamente saber que pode fraquejar... Aprendi que não adianta forçar nada, se o outro não quer, que se um não quer, dois não dançam... Aprendi que primeiro tinha de ser Feliz sozinha, sentir-me completa á minha maneira, para que depois conseguisse fazer um outro alguém Feliz, um outro alguém completo... Aprendi que não posso deixar a minha Felicidade depender apenas de um outro alguém, que não posso centralizar toda a minha vida á volta de uma só pessoa, pois se ela um dia partir, tudo à nossa volta desmoronará... Aprendi a aceitar as coisas com mais maturidade, aprendi a deixar o tempo passar, e aprendi a deixar o outro livre... Pois o que tiver de ser, será... Quem tiver de ficar, ficará...

Todos os que entram nas nossas vidas, sempre entram por algum motivo, algum propósito... Tal como dizia Fernando Pessoa, "Tudo o que chega, sempre sempre por alguma razão..."
Talvez a tua razão tenha sido, acordares-me da vida monótona que vivia antes de te conhecer, da vida que no fundo nao era vida, era apenas respirar, fazeres-me descobrir o pior de mim, para que depois descobrisse o melhor...
 

Talvez hoje esteja bem, talvez amanhã já não esteja tão bem... Mas a vida é assim mesmo... Uma constante descoberta de nós próprios... 

5 comentários:

  1. Ai pequena D.C., preocupa-me que te magoes outra vez...porque por muito que tentes não alimentar esperanças é o que vai acontecendo perante uma mudança dessas e atitudes de namorado e não amigo que pelos vistos ele tem tido! Cuida de ti, não deixes que te magoe outra vez...Um dia de cada vez! Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei... acho que nos últimos dias ando numa mistura de felicidade pela atenção, mas também surpresa e no fundo medo...porque não entendo estas reacções...
      Tentando não pensar muito nisso... É como dizes... um dia de cada vez...
      Bjnhs

      Eliminar
    2. Consigo imaginar o que sentes, já passei pelo mesmo... Não penses, não tentes analisar as coisas, foca-te em ficares mais forte, em ficares bem, em seres feliz contigo mesma e tudo o que vier por acréscimo será bem vindo.Sê feliz.Beijinho*

      Eliminar
    3. :) Obrigada. É isso mesmo... Vamos a ver...
      Bjnhs

      Eliminar
  2. Amei o texto, muitas coisas a ver comigo, outras nem por isso. É bom ler experiências de outras pessoas para que consigamos ver que existe uma luz ao fundo d o túnel e vamos conseguir chegar até ela. A vida, as relações são dificeis e piores ainda quando apenas um passa a dar tudo e não recebe nada.

    Um dia de cada vez, é isso mesmo.

    ResponderEliminar